A origem do chocolate

junho 21st, 2013 Posted by Outros No Comment yet

A origem do chocolate remonta a 1.500 A.C., segundo registro de estudos que mostram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o cacau. Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Evidências arqueológicas comprovam que pouco depois os Maias, Toltecas e Aztecas também utilizavam o cacau. Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento.

Históricamente, foi Cristovão Colombo que descobriu o cacau para a Europa, na sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Teria levado sementes de cacau para o rei Fernando II, sementes que passaram quase desapercebidas no meio de tantas riquezas que trouxe.

Cocoa (cacao) beans on a beanpod with focus on foreground.Ao longo dos próximos 150 anos, a novidade foi se espalhando pelo resto da Europa, e seu uso foi sendo difundido na França, Inglaterra, Alemanha, Itália, etc. Vários ingredientes continuavam sendo agregados ao chocolate líquido: leite, vinho, cerveja, açúcar, e especiarias.

Somente em 1755 o cacau apareceu nos Estados Unidos.

Captura de Tela 2013-06-07 às 18.25.30

Em 1795 os ingleses começaram a usar uma máquina a vapor para esmagar os grãos de cacau, este invento deu início à fabricação de chocolate em maior escala.

Mas a verdadeira revolução do chocolate aconteceu cerca de 30 anos depois, quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que pela primeira vez permitia a extração, de um lado, da manteiga de cacau, a do outro a torta, ou massa, de cacau. Esta última era pulverizada para se transformar em pó de cacau, que quando colocado sais alcalinos se tornava facilmente dissolúvel em água. Daí começaram o desenvolvimento de bebidas achocolatadas.

Captura de Tela 2013-06-07 às 18.22.05

Logo, a mistura com manteiga de cacau fez aparecer os primeiros tabletes de chocolate, mais ou menos como os que vemos hoje.

Captura de Tela 2013-06-07 às 18.31.57

Em pouco tempo a Espanha, que tinha praticamente o monopólio do cacau, perdeu sua hegemonia para a Inglaterra, França, Holanda, etc.

Na fabricação do chocolate é usada a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e, possivelmente, leite. Todo fabricante tem, para cada um de seus produtos, uma formulação própria, onde a proporção dos ingredientes varia conforme o produto final.

bri

 

Beijo,

Amanda Labecca

Tags: , ,

Sem comentários, que tal dar sua opinião?

Comentar

Seu endereço de email não será divulgadoThis is a required field!

Tags HTML permitidas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>